IDEIAS

THELIRANTES

TODO DIA É DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA!

Atualizado: 17 de Set de 2018

Agência TheLírios cria websérie sobre a Semana da Consciência Negra para o debater as relações raciais no Brasil.


Para celebrar a semana da #Consciência Negra e também relembrar a necessidade de manter em pauta o debate acerca das questões raciais no Brasil, a Agência TheLírios lançou, em 20 de novembro de 2017, uma série de com cinco episódios, com a missão de ampliar a voz de artistas, professores e intelectuais negros. Além disso, a série quer tornar acessível ao público, de maneira geral a pluralidade e a potência do pensamento negro brasileiro contemporâneo.


20 novembro é considerado o Dia Nacional da Consciência Negra, no Brasil. Essa data simbólica foi escolhida em homenagem a #Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, que foi assassinado nesta data, no ano de 1695. Zumbi dos Palmares representa a luta do negro contra a escravidão no período do #Brasil-Colônia e foi executado em combate, defendendo a população de seu quilombo – local que abrigava escravos fugitivos. Celebrada desde 2003, a partir de uma lei que também instituiu o ensino de história e da cultura afro-brasileira nas escolas, a data visa valorizar a história dos negros, assim como suas lutas e conquistas.

Roteirizada e dirigida pela cineasta Aline Lourena, diretora executiva da Agência TheLírios, a série surgiu na correria das #gravações entre #conversas de #bastidores com o objetivo de reunir uma #série de #vozes, #experiências e #visões a respeito do Dia da Consciência Negra, no Brasil. A #cineasta realiza um trabalho de mais de dez anos de pesquisa e prática no campo da comunicação audiovisual, do cinema, da memória e dos direitos humanos acerca das #relações #raciais no #país. E acredita que é fundamental o protagonismo negro na produção de narrativas menos esteriotipadas nos meios de comunicação.

Gravado entre corredores e bastidores da Agência TheLírios, na correria para finalizar as gravações, esse projeto de série tem a missão de ampliar a #voz de #artistas, #professores e #intelectuaisnegros tornado acessível ao público de maneira geral a #pluralidade e a potência do #pensamentonegro. Ao longo dos episódios personalidades importantes, como: a historiadora Eliana Hemetério, a professora Diva Guimarães, o cineasta Antonio Molina, o saxofonista Alex Sá, o escritor Otávio Júnior, o professor Adélcio Souza, a vereadora Talíria Petrone, a escritora Ana Cruz, a psicóloga Vanessa Andrade, o musicista Jonathan Ferr, a jornalista Joyce Alves, a Prof. Dra Stella Guedes Caputo, a produtora cultural Elizabeth Manja falam

Episódio 01 - AS MULHERES DA CONSCIÊNCIA

O primeiro episódio As Mulheres da Consciência a historiadora Eliana Hemetério e a professora Diva Guimarães trazem reflexões imprescindíveis sobre a importância do debate racial na sociedade brasileira. Hoje mais do que nunca, independente da cor da sua pele, é dia de abrir a mente, de trazer para a consciência a importância do povo NEGRO na formação social, histórica e cultural de nosso país. Dia de reforçar a luta antiracista, dia de bradar por justiça e liberdade, dia que é pra se repetir todo dia.


Episódio 02 - PRECISAMOS CONTAR NOSSAS PRÓPRIAS HISTÓRIAS!

Já o segundo episódio Precisamos contar nossas histórias! o cineasta cubano Antonio Molina, o músico Alex Sá e o escritor Otávio Júnior contribuem para o debate racial compartilhando seus #olhares sobre a #negritude e o que significa para eles a Consciência Negra.

Episódio 03 - A AFETIVIDADE NEGRA

No terceiro episódio A Afetividade Negra a psicóloga Vanessa Andrade, o musicista Jonathan Ferr e a jornalista Joyce Alves falam que consciência negra também é sobre a importância do #afeto como uma ferramenta de combate contra o #racismo. De forma geral, os depoimentos trazem em cena a relevância da #afetividade negra para construção da #equidade racial.


Episódio 04 - A QUESTÃO DA CONSCIÊNCIA: NÃO É SÓ O DIA DE ZUMBI DOS PALMARES!

O quarto episódio A questão da Consciência: Não é só no Dia de Zumbi dos Palmares! o professor Adélcio Souza, a #vereadora e professora Talíria Petrone e a escritora Ana Cruz abordam que o lugar da consciência negra é na política, na academia e em todos os espaços de #poder.


Episódio 05 - TODO DIA É DIA! A LUTA PARA INTENSIFICAR O DEBATE SOBRE AS QUESTÕES RACIAIS!

No último episódio da série Todo dia é dia!: A luta para intensificar o debate sobre as questões raciais, Stella Guedes Caputo, #jornalista e professora da Faculdade de Educação da UERJ, e Elizabeth Manja​, professora de literatura e idealizadora do projeto Movimentos Territórios Diversos falam sobre a importância de refletir sobre o papel da #sociedade brasileira como um todo na intensificação do debate acerca das questões raciais. Lembrando que esta discussão deve estar presente nas #escolas, espaços públicos e privados o ano inteiro.

A Agência TheLírios, é uma empresa especializada na produção de conteúdos audiovisuais que buscam construir narrativas mais plurais que contribuam para ampliar a diversidade dentro e fora das telas. Acreditamos que é luta pelo combate ao racismo estrutural e fundante desse país é de responsabilidade de todos, e que debate sobre as relações raciais precisa seguir permanente na sociedade para além do 20 de novembro. Ao longo de 9 anos, já realizamos uma série de produções audiovisuais com o objetivo de visibilizar a #potência e #multiplicidade do #protagonismo negro na #cultura e no #pensamento brasileiro. Saiba Mais!



AUTOR:

Aline Lourena: é atriz, cineasta, pesquisadora, diretora executiva e fundadora da TheLírios, É mestre em Comunicação e Cultura (PPGCOM-UFRJ), graduada em Audiovisual pela UFRJ, e formada em roteiro cinematográfico pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Responsável pela coletivo #Az_Pretaz - Mulheres Negras e Indígenas da Comunicação e da Tecnologia e apresentadora do programa de rádio, Na Onda das Pretas (Rádio MEC/EBC).

Instagram: @alinelourena

Facebook: @alinelourenaoficial

QUEM SOMOS

 

Fundada em 2009, a A TheLírios é uma empresa que integra a cadeia produtiva do audiovisual carioca com importantes trabalhos realizados para clientes privados e órgãos públicos, além de criar, produzir e realizar filmes e programas para diversas janelas de exibição.

  • Preto Ícone YouTube