IDEIAS

THELIRANTES

PRETAZ HUB: MULHERES NEGRAS NA COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA EM AÇÃO!

Atualizado: 7 de Nov de 2018

TheLírios apoia projeto do coletivo carioca #AZ_PRETAZ para ampliar a visibilidade das mulheres negras e indígenas da comunicação e da tecnologia.

#Lab Pretaz Hub

#PRETAZ_HUB é uma iniciativa que visa ampliar o espaço e a #representatividade de mulheres negras e indígenas através da formação e do aperfeiçoamento técnico no campo do #ativismo audiovisual, do #feminismo negro e do #afroempreendedorismo. Idealizado pelo coletivo #AZ_PRETAZ o projeto realizou três importantes atividades entre o período de março a julho de 2018, na cidade do Rio de Janeiro.

Aline Lourena #Lab Pretaz Hub

Idealizado pela cineasta e ativista Aline Lourena, mestre em Comunicação e Cultura (PPGCOM-UFRJ) e diretora executiva da Agência TheLírios, o PRETAZ_HUB tem o objetivo de organizar uma rede de colaboração protagonizada por empreendedoras digitais, youtubers, blogueiras, coletivos de produção audiovisual e​ ​realizadoras independentes.

A iniciativa é patrocinada pelo Fundo ELAS com British Council, ONU Mulheres, Open Society Foundations e Global Fund for Women para fomentar grupos e organizações, que atuam em prol do feminismo pelo mundo. O projeto realizou o #LAB_PRETAZ_HUB, um curso de capacitação em ativismo audiovisual, o ciclo de palestras PRETAZ HUB TALKS e o PRETAZ HUB DAY. Ao longo cinco meses de atividade o #PRETAZ_HUB alcançou direramente mais de 500 mulheres no Estado de Janeiro.


LAB_PRETAZHUB

Curso gratuito de formação em audiovisual voltado para fortalecer o poder da voz e impacto das narrativas de mulheres negras, indígenas, trans e cis na web. Os encontros foram realizados entre os dias 13 a 16 de março, no Inova Colab, sediado no Morro da Conceição, para uma turma de 20 alunas, com faixa etária, entre 19 e 65 anos residentes no estado do Rio de Janeiro. O curso foi ministrado pela cineasta Aline Lourena e pela social media Morena Mariah, e contou com uma carga horária total de 16h, dividas em 4 aulas com duração de 4 horas. O conteúdo das aulas tiveram o objetivo de unir teoria e prática, abordando assuntos, tais como: linha editorial e roteiro para plataformas digitais, ativismo audiovisual e captação e edição de áudio e vídeo com dispositivos móveis. Todas as participantes do cursos receberam ajuda de custo para o transporte, além de alimentação no local da atividade.


PRETAZ HUB TALKS


Encontro realizado em 06 de junho de 2018, às 19h, na Casa Naara, no Centro do Rio de Janeiro para o compartilhamento de experiências em #empreendedorismo, #afetividade, #representatividade e #política sob a óptica da #mulher negra. A atividade contou com a participação da escritora Ana Cruz, coordenadora do Projeto Mulheres Negras Construindo Visibilidade, Dani Monteiro, do Movimento Negro Unificado (MNU), Giovana Xavier, coordenadora do Grupo Intelectuais Negras, Indianare Siqueira, ativista LGBTI e idealizadora do Projeto Prepara, Nem, Jaqueline Gomes de Jesus, transfeminista Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela UnB e Tenka Dara, estilista a frente da Baobá Brasil.

Tenka Dara e Aline Lourena- #Pretaz Hub Talks

Durante o encontro o sexteto compartilhou individualmente suas histórias, visões de mundo e conhecimento com o público por 15 minutos, com o objetivo de compor um panorama de reflexão acerca das experiências e vivências múltiplas a partir do olhar feminino negro e indígena trans e cis presente no Brasil contemporâneo. Assista ao vídeo na integra.


PRETAZ HUB DAY


Evento que teve o objetivo de fortalecer o negócio de #empreendedoras, negras, indígenas na área da comunicação audiovisual e da tecnologia responsáveis legais de empresas que possuam MEI OU IME. A programação gratuita contou com duas atividades de formação: o workshop: “Técnicas de Comunicação Empresarial aplicadas ao Pitch”, da empresária Flavia Domingues, da EFemais Comunicação, que compartilhou com as empreendedoras dicas básicas e técnicas práticas para potencializar a apresentação dos seus negócio de forma assertiva a investidores em potencial; e o workshop sobre “Comunicação para Vendas”, de Luana Clara, sócia da LaPresse Comunicação e professora de pós-graduação em Comunicação Estratégica, no qual compartilhou com as participantes como usar as Redes Sociais, Relacionamento com a Imprensa e Parceiros estratégicos para aumentar seu faturamento.

#Pretaz Hub Day

Além disso, mais outras duas atividades aconteceram em paralelo: a rodada de negócios, liderada pela Ruth Pinheiro, presidente da Reafro (Rede Brasil Afroempreendedor), que reuniu potenciais empresas compradoras (âncoras) e vendedoras (participantes) de diferentes produtos e serviços para estimular o consumo e circulação de renda entre empreendedoras. Seguido de um bate-papo sobre “Oportunidades e novas tecnologias no mercado Audiovisual” com Aline Lourena, fundadora da Agência TheLírios, e Morena Mariah, sócia-fundadora do Inova Colab. O evento contou com 60 participantes, e foi realizado através de uma parceria com o Coletivo de Alunos Negros da #FGV, a #REAFRO (Rede Brasil Afroempreendedor) e o aplicativo Kilombu, voltado para #afroempreendedores.

#Lab Pretaz Hub

Para Aline Lourena, coordenadora do coletivo e diretora executiva da Agência TheLírios, a participação #AZ_PRETAZ através do projeto #PRETAZ_HUB no edital Building Movements - Feminismo Contemporâneos, em parceria do Fundo ELAS com British Council, ONU Mulheres, Open Society Foundations e Global Fund for Women contribuiu de maneira siginificativa para o fortalecimento do movimento feminista negro no Brasil. Visto que ações realizadas pelo projeto ampliou o acesso de mulheres negras e indígenas (entre 19 a 65 anos) a informações e conhecimentos que contribuem diretamente para o aprimoramento da nossa capacidade de atuação política coletiva por direitos.

#Lab Pretaz Hub

Visto que as ações realizadas ao longo do projeto tiveram como objetivo central justamente tornar as pautas do #feminismo negro, do #afroempreendedorismo e do #ativismo audiovisual e ações práticas que resultaram em troca de experiências, vivências, visões de mundo e saberes. Ou seja, no estabelecimento de um processo de fala e escuta contínua para a construção e elaboração da nossa ação sobretudo do fortalecimento das #mulheres negras e indígenas na sociedade brasileira como um todo.


FONTE:


AUTOR:

Aline Lourena

Aline Lourena: é atriz, cineasta, pesquisadora, diretora executiva e fundadora da TheLírios, É mestre em Comunicação e Cultura (PPGCOM-UFRJ), graduada em Audiovisual pela UFRJ, e formada em roteiro cinematográfico pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Responsável pela coletivo #Az_Pretaz - Mulheres Negras e Indígenas da Comunicação e da Tecnologia e apresentadora do programa de rádio, Na Onda das Pretas (Rádio MEC/EBC).

Instagram: @alinelourena

Facebook: @alinelourenaoficial


QUEM SOMOS

 

Fundada em 2009, a A TheLírios é uma empresa que integra a cadeia produtiva do audiovisual carioca com importantes trabalhos realizados para clientes privados e órgãos públicos, além de criar, produzir e realizar filmes e programas para diversas janelas de exibição.

  • Preto Ícone YouTube